Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Perfil Profissional

Perfil Profissional

Perfil do Profissional a ser formado

O profissional formado pelo curso de Bacharelado em Biotecnologia da UFSCar, campus

de São Carlos, deverá ser capaz de propor e desenvolver pesquisas, processos, serviços e produtos inovadores  no campo da Biotecnologia Moderna, atuando em processos participativos de organizações públicas e/ou privadas. Esse profissional deverá possuir espírito crítico e ser capaz de entender o valor da pesquisa básica, seus benefícios e aplicaçãoes para a biotecnologia. Deverá ainda ser capaz de propor, planejar, executar e também divulgar as pesquisas na área, estabelecendo objetivos claros que compreendam aspectos científicos, sociais, ambientais, industriais e comerciais. Ele deverá ser capaz de propor e divulgar novos produtos e serviços resultantes da pesquisa científica, pautados nos princípios da biossegurança e da bioética, considerando, contudo, o processo evolutivos dos mesmos.

O biotecnólogo formado deverá adquirir conhecimentos sólidos em disciplinas das áreas de genética, bioquímica, biologia molecular e outras disciplinas que juntas, estabelecem a multidisciplinaridade da biotecnologia e, dado ao caráter multidisciplinar da área, o profissional deverá estar apto a atuar em equipes de mesma natureza.

O profissional devera ainda ser capaz de avaliar portfólios de empresas de biotecnologia e entender as exigências para o investimento seguro de capital para sua criação. Poderá aplicar seus conhecimentos em institutos de pesquisa, universidades, laboratórios e empresas que desenvolvam projetos em biotecnologia. Finalmente, o profissional deverá conhecer os possíveis riscos da profissão, comprometer-se com as normas de biossegurança e os conceitos morais e éticos relacionados com a biotecnologia, como também com a preservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

 

 

 

 

 

Publicado por: Rodrigo Roberto Malimpensa - 19/01/2011

Ações do documento
CURSO RECONHECIDO

RECONHECIMENTO